Instituição beneficiada: Escola Municipal João
Inácio Catu
Público alvo: educandos das turmas
do 6º ao 9º ANO do Ensino Fundamental
Localidade: Mata Virgem – Umbuzeiro PB Ano:
2012
Data: 24/04
Professora
facilitada: Terezinha Araújo
Barreto
ÍNDIOS
O ÍNDIO DE O
ÍNDIO DE
ONTEM
HOJE
PORQUE A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO
ESTÁ EVIDENCIANDO A CAUSA ÍNDIGENA ESTE ANO COM MAIS ÊNFASE?
EDUCAÇÃO E DIREITOS
HUMANOS
CULTURA AFRO - BRASILEIRA
•OBJETIVO GERAL
CULTURA AFRO - BRASILEIRA
•OBJETIVO GERAL
•Implementar a Lei 11.645/08 de forma que atenda as especialidades das instituições de
ensino e da Proposta Pedagógica do Município.
Em
2003 Em
2008
LEI 10.639/03 LEI 11.645/08
História
da Cultura História da
Cultura
Afro-Brasileira Indígena
ÍNDIOS
“Quem não conhece a
sua história está condenado a repeti-la”
Revista Mundo Jovem;
Fevereiro de 2012.
2- Como se dava sua organização social?
3-Quais foram suas contribuições na
formação do povo brasileiro?
4-Quais as heranças culturais indígenas
presentes até hoje no nosso meio social?
2-Como se dava sua organização social?
RELIGIÃO
ARTE
VESTUÁRIO
ALIMENTAÇÃO
MÚSICA E DANÇA
3-Suas contribuições orna fmação do povo brasileiro?
4-Quais as heranças culturais da raça indígena estão presentes até hoje no meio social
ÍNDIOS - RENATO RUSSO
O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE TEM PRECONCEITO
CONTRA O POVO QUE FORMA SUA IDENTIDADE...
O ÍNDIO ONTEM
Historiadores afirmam que antes da chegada dos Europeus havia na América
100 milhões de índios. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de
acordo com o tronco lingüístico.
Região do Litoral:
MACRO-JÊ ou TAPUIAS
Região do Planalto Central: ARUAQUES
Amazônia: CARAÍBAS
Dos 4 milhões de índios que habitavam o
Brasil na época da chegada de Cabral, resta apenas 200 mil sobrevivendo em
condições precárias e sob ameaças.
Em
Comunidades, com divisão de tarefas, era feita por sexo e idade. Os chefes da
tribo eram os mais velhos. A terra não era de um só e sim de todos, não haviam
demarcações nem comércio.
As relações do branco com o índio foram se tornando críticas, resistiram
a escravidão, mas não se livraram dela.
O ÍNDIO HOJE
De acordo com a (FUNAI), a atual
população indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos,
representando 0,2% da população brasileira.
A população indígena vem aumentando, a uma taxa de 3,5% ao ano, devido a
queda da mortalidade e do aumento das taxas de natalidade.
De acordo com a (FUNAI) os
índios brasileiros estão divididos em três classes:
•
•1- OS ISOLADOS;
•2- EM VIA DE INTEGRAÇÃO;
•3- INTEGRADOS.
As pessoas normalmente, têm uma imagem do índio de 1500, mas o Brasil
Contemporâneo é mais indígena do que normalmente se supõe.
Precisamos perceber o estado de originalidade que alguns índios ainda
vivem, enquanto outros estão totalmente integrados a vida moderna.
O ÍNDIO DE ONTEM É O ÍNDIO:
INOCENTE
GUERREIRO
DEFENSOR DA NATUREZA
VAIDOSO
O ÍNDIO DE HOJE É O ÍNDIO:
POLÍTICO
INTELECTUAL
PROFISSIONAL
PROFISSIONAL
A
fundação Nacional da Saúde (FUNASA), possibilitou aos povos indígenas condições inéditas de
acompanhamento e controle social e no campo das políticas públicas.
Por meio dessas ações o Brasil
busca uma relação de respeito mútuo entre as suas diversas comunidades étnicas.
Tais atitudes, ao lado de políticas concretas que já vem sendo adotados (nas
áreas de demarcação de terras, saúde e educação,representam ações efetivas para
o reconhecimento dos direitos de cidadania dos povos indígenas do país.
A fundação Nacional da Saúde (FUNASA),
possibilitou aos povos indígenas condições inéditas de acompanhamento e
controle social e no campo das políticas públicas.
Por meio dessas ações o Brasil
busca uma relação de respeito mútuo entre as suas diversas comunidades étnicas.
Tais atitudes, ao lado de políticas concretas que já vem sendo adotados (nas
áreas de demarcação de terras, saúde e educação,representam ações efetivas para
o reconhecimento dos direitos de cidadania dos povos indígenas do país
PENSAMENTO
Fotos da Palestra
A gestora da Escola Rosângela Duarte fazendo a abertura.
A aluna Daniele entoando o Hino de Umbuzeiro juntamente com os demais presentes
A gestora da Escola Rosângela Duarte fazendo a abertura.
A aluna Daniele entoando o Hino de Umbuzeiro juntamente com os demais presentes
Alunos do 6º ao 9º ano
Alunos participando efetivamente das atividades metodológicas da palestra
Fotos da Culminância do Projeto SEMANA INDÍGENA
25-04- GINCANA INDÍGENA
A Coordenadora Patrícia Fernanda administrando o
desenvolvimentoAtividades Pedagógicas.

A aluna Daniele dando as boas vindas, cantando a música Índios de Legião Urbana
Corpo de jurados: Lindomar Souza e Terezinha Araújo.
Desfile dos CASAIS INDÍGENAS representando suas turmas.
Professores representantes de turmas com dois alunos se preparando para PROVA SURPRESA
Alunos se preparando para a prova da BRINCADEIRA DE PIÃO.
Apresentação de uma DANÇA INDÍGENA, por um grupo de alunas.
FINAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário