segunda-feira, 7 de maio de 2012

PALESTRA : Escola Municipal João Inácio Catu









                                                       Palestra sobre: OS ÍNDIOS


Instituição beneficiada: Escola Municipal João Inácio Catu
Público alvo: educandos das turmas do 6º ao 9º ANO do Ensino Fundamental
Localidade: Mata Virgem Umbuzeiro PB  Ano: 2012 
Data:  24/04
 Professora facilitada: Terezinha Araújo Barreto




                                                                      ÍNDIOS




                            O ÍNDIO DE                                          O ÍNDIO DE
                              ONTEM                                                   HOJE
                
               PORQUE A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO  ESTÁ EVIDENCIANDO A CAUSA         ÍNDIGENA ESTE ANO COM MAIS ÊNFASE?
 





 EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
  CULTURA AFRO - BRASILEIRA  






















OBJETIVO GERAL
Implementar a Lei 11.645/08 de forma que atenda as especialidades das instituições de ensino e da Proposta Pedagógica do Município.






        Em 2003                                 Em 2008
          
   LEI 10.639/03                           LEI 11.645/08

 História da Cultura               História da Cultura
   Afro-Brasileira                             Indígena






ÍNDIOS
“Quem não conhece a sua história está condenado a repeti-la”
             
                                                                                         Revista Mundo Jovem; Fevereiro de 2012.

2- Como se dava sua organização social?
3-Quais foram suas contribuições na formação do povo brasileiro?
4-Quais as heranças culturais indígenas presentes até hoje no nosso meio social?

1-Quando e onde surgiram?


2-Como se dava sua organização social?
                    
RELIGIÃO




                                                                          ARTE




                                                                     VESTUÁRIO



                                                                ALIMENTAÇÃO







                                                                MÚSICA E DANÇA


3-Suas contribuições orna fmação do povo brasileiro?






   4-Quais as heranças culturais da raça indígena estão presentes até hoje no meio social




                                                      ÍNDIOS - RENATO RUSSO







O BRASIL É O ÚNICO PAÍS DO MUNDO QUE TEM PRECONCEITO CONTRA O POVO QUE FORMA SUA IDENTIDADE...


                                                                    O ÍNDIO ONTEM

    Historiadores afirmam que antes da chegada dos Europeus havia na América 100 milhões de índios. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico.
    Região do Litoral: MACRO-JÊ ou TAPUIAS
    Região do Planalto Central: ARUAQUES
    Amazônia: CARAÍBAS
Dos 4 milhões de índios que habitavam o Brasil na época da chegada de Cabral, resta apenas 200 mil sobrevivendo em condições precárias e sob ameaças.


   Em Comunidades, com divisão de tarefas, era feita por sexo e idade. Os chefes da tribo eram os mais velhos. A terra não era de um só e sim de todos, não haviam demarcações nem comércio.
   As relações do branco com o índio foram se tornando críticas, resistiram a escravidão, mas não se livraram dela. 






                                                                  O ÍNDIO HOJE

De acordo com a (FUNAI), a atual população indígena do Brasil é de aproximadamente 345.000 indivíduos, representando 0,2% da população brasileira.
   A população indígena vem aumentando, a uma taxa de 3,5% ao ano, devido a queda da mortalidade e do aumento das taxas de natalidade.
De acordo com a (FUNAI) os índios brasileiros estão divididos em três classes:
1- OS ISOLADOS;
2- EM VIA DE INTEGRAÇÃO;
3- INTEGRADOS.


    As pessoas normalmente, têm uma imagem do índio de 1500, mas o Brasil Contemporâneo é mais indígena do que normalmente se supõe.
    Precisamos perceber o estado de originalidade que alguns índios ainda vivem, enquanto outros estão totalmente integrados a vida moderna.



O ÍNDIO DE ONTEM É O ÍNDIO:
                                                                       
INOCENTE

                                                                    
                                                                    GUERREIRO
 

 

           
                                                         DEFENSOR DA NATUREZA
 

 


                                                                          VAIDOSO






O ÍNDIO DE HOJE É O ÍNDIO:
                                                                         
POLÍTICO






                                                                        INTELECTUAL


 

 
                                                                           CANTOR
                                                                           SOCIAL





                                                                      PROFISSIONAL






                                                             PROFISSIONAL



    A fundação Nacional da Saúde (FUNASA), possibilitou aos povos indígenas condições inéditas de acompanhamento e controle social e no campo das políticas públicas.
    Por meio dessas ações  o Brasil busca uma relação de respeito mútuo entre as suas diversas comunidades étnicas. Tais atitudes, ao lado de políticas concretas que já vem sendo adotados (nas áreas de demarcação de terras, saúde e educação,representam ações efetivas para o reconhecimento dos direitos de cidadania dos povos indígenas do país
A fundação Nacional da Saúde (FUNASA), possibilitou aos povos indígenas condições inéditas de acompanhamento e controle social e no campo das políticas públicas.
    Por meio dessas ações  o Brasil busca uma relação de respeito mútuo entre as suas diversas comunidades étnicas. Tais atitudes, ao lado de políticas concretas que já vem sendo adotados (nas áreas de demarcação de terras, saúde e educação,representam ações efetivas para o reconhecimento dos direitos de cidadania dos povos indígenas do país

 PENSAMENTO



 Fotos da Palestra
A gestora da Escola Rosângela Duarte fazendo a abertura.



A aluna Daniele entoando o Hino de Umbuzeiro juntamente com os demais presentes  


A professora Terezinha Araújo Barreto ministrando a palestra








Alunos do 6º ao 9º ano 













Alunos participando efetivamente das atividades metodológicas da palestra






Fotos da Culminância do Projeto SEMANA INDÍGENA 
25-04- GINCANA INDÍGENA



A Coordenadora Patrícia Fernanda administrando o 
desenvolvimentoAtividades Pedagógicas.




A aluna Daniele dando as boas vindas, cantando a música Índios de Legião Urbana 

Corpo de jurados: Lindomar Souza e Terezinha Araújo.






Desfile dos CASAIS INDÍGENAS representando suas turmas.











Professores representantes de turmas com dois alunos se preparando para PROVA SURPRESA








Alunos se preparando para a prova da BRINCADEIRA DE PIÃO.






Apresentação de uma DANÇA INDÍGENA, por um grupo de alunas.







FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário