sexta-feira, 29 de julho de 2011

Projeto de Pesquisa sobre a cultura do Alecrim desenvolvido pela Escola Maria Barbosa de Souza

ESTUDO SOBRE A COMUNIDADE ALECRIM

ORIGEM DO NOME ALECRIM
             
   O Nome Alecrim foi devido uma grande quantidade de pés de alecrim existente nesta região.

HISTÓRIA DA ESCOLA MARIA BARBOSA DE SOUZA

A atual Escola Maria Barbosa de Souza foi  fundada nos anos 70, pelo prefeito José Antonio ( vulgo, Zé de Toinho) e chamava-se Escola Municipal São José. Seu espaço físico era pequeno, apenas uma sala de aula e  um banheiro. Com o aumento do quantitativo de alunos surgiu a necessidade de construir  mais salas de aula, a comunidade se reuniu e falou com o prefeito Carlito Pessoa, reinvidicando a ampliação do prédio. O terreno para construção da mesma foi doado pela moradora vizinha, D Maria. Em 2002, o nome da escola foi substituído por Maria Barbosa de Souza, para homenagear a doadora do terreno.
            A partir deste ano, foram construídas mais salas de aula e foram implantados o Ensino Fundamental II e EJA de 1º ao 4º ano, pois já existia a Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
            Em 2005, o atual prefeito Antonio Fernandes, implantou o supletivo EJA de 5º ao 9º ano.
            Os primeiros educadores deste estabelecimento de ensino foram: Estelita, Conceição, Maria Avelina, Angelina e Joaninha.
            Atualmente, a escola funciona em horário integral (manhã, tarde e noite). O grupo administrativo da referida escola é   composta por: gestora, gestor adjunto, três secretárias e duas coordenadoras. O corpo docente  é formado por 22 professores. Também trabalha nesta instituição, seis auxiliares de  serviços gerais, três vigias e quatorze motoristas.
            Alguns educadores têm formação acadêmica em suas respectivas áreas, enquanto outros, possuem o nível médio, ou seja, o Normal.
            Hoje, o número de discentes da referida escola é de 335, sendo distribuídos  em três turnos:

      MANHÃ: (7:00 hs ás 11:00 hs) .
Educação Infantil
Séries e quantitativo de discentes por turma
PRÉ I ................................................................................12
Pré II ..................................................................................13
1º ano ................................................................................15
2º ano ................................................................................10
3º ano ................................................................................16
4º ano ................................................................................14
5º ano ................................................................................ 20

      TARDE: (12:30 ás 17:00 hs)
Séries e quantitativo de alunos por turma
6ºA ............................................................................... 22
6º B .............................................................................. 25
7ºA ................................................................................ 27
7º B ............................................................................... 23
8º ................................................................................... 20
................................................................................... 18
      NOITE
................................................................................... 19
................................................................................... 10
8º e 9º .............................................................................10


A ESTRUTURA FISICA ATUAL DESTE EDUCANDARIO É COMPOSTA POR:

7 salas de aula,
5 banheiros femininos,
2 banheiros masculinos
1 cozinha,
1 sala de informática contendo 10 computadores,
2 quartos de dispensa,
1 área,
1 corredor e um muro que cerca a parte da frente da escola, garantindo a segurança dos discentes.

Esta Intuição Educacional atende aos alunos da comunidade e das comunidades vizinhas. O corpo docente e discente vivencia as datas comemorativas  interagindo com a comunidade:

     Carnaval;
      Dia das mães;
      Mês Mariano 
   Festas juninas;
      Dia do estudante;
      Dia dos pais;
     Folclore;
      Dia das crianças;
      Formatura do ABC;
      Formatura do Fundamental;
         Projeto de incentivo a leitura, etc

COMÉRCIO

Antigamente a população Alecriense comercializava alguns produtos típicos da região, são eles: algodão, milho, feijão, batata e farinha. Também  compravam, vendiam e trocavam animais, entre outros destacamos:  galinhas, bois, jumentos, cavalos, bodes, perus e  burros. Essas trocas eram feitas entre as pessoas da comunidade  e entre pessoas das  cidades vizinhas.
Hoje em dia, a população do Alecrim permanece comercializando todos os gêneros alimentícios.


MEIOS DE TRANSPORTES

As pessoas dessa região se deslocavam para as cidades a pés ou montados em um de seus animais de estimação, com o passar do tempo, à tecnologia foi ficando cada vez mais avançada e foram surgindo outros meios de transporte mais velozes, como: bicicleta, motos e carros. 

FESTIVIDADES

As festas do Alecrim sempre foram realizadas em homenagem a São José, nessa noite era feita grandes fogueiras, as pessoas soltavam traques,  bombas, também dançavam coco de roda, forró e muita bebida para   aqueles que gostavam de beber.As mulheres  assavam milho nas fogueiras, faziam adivinhações, tomavam os amigos como compadres  e comadres e se divertiam muito em suas noitadas de festas. Hoje em dia,  as pessoas continuam essa tradição e  preparam  as festas com muito carinho, eles fazem  arrematação de   animais e montam barracas com algumas comidas típicas dessa localidade, também tem banda de forró nos bares ou ao ar livre para todos  se divertirem.


CURIOSIDADE SOBRE A COMUNIDADE DO ALECRIM

Antigamente as pessoas que habitavam a comunidade do Alecrim  viviam da agricultura e da criação de animais.Nos dias atuais ainda se dedicam  a agricultura, a  pecuária  e ao comércio em geral..
A Comunidade de Alecrim por se encontrar na região do semi-árido paraibano, pode ser encontrada vários tipos de frutas como: goiaba, pinha, graviola, mamão, acerola, pitomba, frutos de cacto, umbu, etc. São produzidos a partir desses frutos doces e sucos.
As folhas e o fruto dos cactos podem ser consumidos. Com a folha de palma pode-se preparar: panqueca de palma, bolinhos de palma com mel.

Receitas de Bolinhos de Frutas de Palmas

INGREDIENTES:

200gs de palmas picadas
10 colheres  de açúcar
10 colheres de maisena
10 colheres de mel de abelha
01 colheres de margarida
Baunilha a gosto

PREPARO

Retire os espinhos e faça um breve pré-cozimento com vinagre, aproximadamente 3 minutos para ser escorrida. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo até caramelizar, retire do fogo, coloque no prato untado e deixe esfriar, faça os bolinhos, modelando-os como brigadeiro, depois é só passá-los no açúcar, enrolando-os em papel manteiga.


RELIGIÃO

A religião predominante na região é o catolicismo e os fiés se encontram na Capela São José, fundada no ano de 1982. O terreno para construção da mesma foi doado pelo Sr Ricardo José Barbosa.
 A festa do padroeiro é vivenciada no dia 19 de março e inicia com procissão e em seguida é celebrada a missa e toda organização é por conta da comunidade e das catequistas.
Algumas atividades religiosas são realizadas na capela, são elas: catequese para crianças, preparação para crisma  e pastoral do dizimo.
A cada terceiro domingo de cada mês é celebrada uma missa. As organizadoras da capela são: D. Severina Izaura e seu irmão Inácio Ricardo.
Outra religião existente nesta localidade é o protestantismo, seus seguidores se encontram nos domingos na cidade de Umbuzeiro.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Em meados dos anos 2006 a Srª Helena Barbosa implantou a rádio Tangará, que servia como o único meio de comunicação desta localidade, a mesma funciona apenas com um microfone e uma caixa de som. No ano 2000 foi colocado um orelhão da empresa TELEMAR que passou a ajudar muito quando se necessitava falar com alguém que morava distante. Em 2004, o telefone fixo foi mais um meio de comunicação  que facilitava a vida dos moradores. 2009 foi o ano que a comunicação foi mais modernizada, chegou a esta localidade o uso do telefone celular da vivo, permitindo que todos conversassem com seus familiares distantes e tivesse mais acesso às informações.Em 2010, a Internet passou a ser mais um veículo para a população Alecriense se conectar com o mundo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011